Missão
Contribuir para a construção de uma sociedade democrática através de uma alternativa de desenvolvimento sustentável.
A Fase busca a construção de uma sociedade democrática através de uma alternativa de desenvolvimento que contemple a inclusão social com justiça, a sustentabilidade do meio ambiente e a universalização dos direitos sociais, econômicos, culturais, ambientais, civis e políticos.
A trajetória da FASE na Bahia
A FASE Bahia foi implantada em 1987, atuando inicialmente na organização sindical de assalariados da lavoura do cacau, no Sul da Bahia. A partir de 1998, adota crescentemente a estratégia de contribuir para o fortalecimento da identidade da agricultura familiar. Acumulou experiências de proposição e implementação de projetos demonstrativos de políticas públicas de qualificação sócio técnica, e de formação profissional que já conseguiram envolver centenas de agricultores, disseminando concepções de Desenvolvimento Sustentável e Solidário – DSS, para a gestão das unidades produtivas familiares, e a adoção de práticas e princípios agroecológicos pelas famílias incorporadas. Este conjunto de experiências ficou conhecido como Projeto Semear. Especial atenção vem sendo dada às peculiaridades das condições da mulher e do jovem agricultor familiar, e às diferentes possibilidades de superar situações de exclusão e marginalização, derivadas de arraigados preconceitos de gênero e geração. |
Estratégia
Como estratégia para o cumprimento dessa missão, a intituição se organiza em dois programas nacionais (Programa Direito à segurança alimentar, agroecologia e economia solidária e Programa Direito à cidade: cidades justas, democráticas e solidárias); no Núcleo Nacional Justiça Ambiental e Direitos e em seis programas regionais que atuam nos estados do Pará, Pernambuco, Mato Grosso, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Os seis escritórios regionais desenvolvem ações próprias de acordo com a realidade local, no entanto, articulam-se entre si e com os programas nacionais a partir de temas comuns e, muitas vezes, por meio de redes de articulação, grupos de trabalhos e fóruns temáticos.A Fase acredita que os conflitos sócio-ambientais, inerentes à disputa entre o agronegócio e o modelo de desenvolvimento baseado na agricultura familiar e camponesa, irá necessariamente interagir com a crise das cidades, que se manifesta pelo crescimento efetivo da violência. Diante desse cenário, acreditamos poder contribuir na disputa dos projetos de desenvolvimento a partir de alguns temas chaves: desenvolvimento urbano; política internacional e de integração regional; produção agroecológica; questão amazônica e ambiental; dinâmica democrática e participação sócio-política; fortalecimento da resistência, da capacidade propositiva e da cidadania através de fóruns e redes; e sistema nacional de diretos humanos, econômicos, sociais, culturais e ambientais (Dhesca).Nesse sentido o horizonte de intervenção sócio-espacial da Fase deve se orientar para uma integração programática nacional e regional, convergindo por meio da ênfase na sustentabilidade, nos Dhesca e na mobilização democrática e produtiva dos territórios. O objetivo é o desenvolvimento humano sustentável e uma inserção internacional do Brasil de novo tipo, a partir da concentração de esforços nos dois programas nacionais acima mencionados.Eu sou um parágrafo. Clique aqui para adicionar o seu próprio texto e editá-lo. eu sou um ótimo lugar para você contar uma gistória e deixar o seus usuários saberem um pouco mais sobre você.
Conheça um pouco da história da FASE na Bahia
Projeto AMAs
Executado em uma primeira etapa em 2008 e 2009, o Projeto AMAs - Agentes Multiplicadores de ATER, realizou uma série de ações relacionadas à construção de alternativas da política pública de ATER - Assistência Técnica e Extensão Rural.
Esta intervenção educativa da FASE, realizada em diversos territórios da Bahia, prosseguiu depois nos anos de 2010 a 2012, ampliando experiências de geração de renda para jovens e ulheres agricultores familiares, com formação sócio técnica; apoio e assessoria à adoção de práticas produtivas que incorporam princípios agroecológicos.
Neste atalho, você encontra a revista de Sistematização dos primeiros dois anos da experiência construída pela FASE Bahia e seus parceiros, através do Projeto AMAs.
FASE Bahia - Jovens gerando renda na agricultura familiar (provisório)