top of page

Conhecimentos construídos vêm sendo aplicados

Em 2014, a FASE Bahia vem realizando diversas atividades de formação com jovens agricultores familiares, seja através de Intercâmbios, seja com os Dias de Campo.

Estas atividades são previamente planejadas nas reuniões periódicas feitas pela FASE, reunindo principalmente seus educadores populares, técnicas e técnicos agropecuários, bem como a Coordenação deste Programa, e os responsáveis pela gestão administrativa e financeira da FASE. Também se estimula a presença e participação de representantantes das entidades sindicais parceiras. Essas reuniões de planejamento feitas pela FASE acontecem alternadamente no Baixo Sul, e no Vale do Jiquiriçá, a depender das circunstâncias de cada momento.

Os Intercâmbios são planejados como momento em que grupos de jovens assessorados tecnicamente pela FASE, se deslocam para locais onde outros jovens ou agricultores familiares mais experientes, já vêm colocando em prática conhecimentos agroecológicos, viabilizando assim contato com estas experiências concretas, e o debate sobre dúvidas, propiciando ainda o acesso a esclarecimentos e discussões sobre eventuais alternativas ou adaptações a cada contexto específico.

Nestes Intercâmbios, a FASE estimula os jovens a identificarem aspectos da experiência visitada que eventualmente podem ser replicados em suas respectivas propriedades familiares.

Exemplo de Intercâmbio realizado é o que ocorreu no dia 21 de Marco de 2014, no Baixo Sul, reunindo jovens da Comunidade do Tabuleiro de Corte de Pedra. A atividade foi realizada na propriedade do Secretário de Agricultura de Presidente Tancredo Neves, Sr. Clovis Bruno. Participaram não só jovens alcançados pelo Programa de Geração de Renda, mas também agricultores familiares da comunidade. O tema central deste Intercâmbio foi cacauicultura, priorizando-se troca de informações sobre práticas relacionadas ao  melhoramento genético do cacaueiro, e adubação orgânica feita via produção de composto, no próprio local e com ingredientes disponíveis na propriedade.

Essa atividade serviu de incentivo para que os presentes, pratiquem e multipliquem os conhecimentos técnicos adquiridos em suas respectivas propriedades familiares, e multipliquem esses novos conhecimentos com outras famílias da sua comunidade.

Estas novas tecnologias e práticas produtivas são embasadas em princípios que favorecem a transição agroecológica. São práticas e métodos que diminuem custos de produção, pois não dependem de insumos externos à propriedade; propiciam o aumento da biodiversidade através da diversificação e consorciação de culturas.

Os Dias de Campo são momentos previamente agendados, reunindo jovens participantes do programa e moradores da comunidade, para momentos concentrados de assessoria técnica, em que conhecimentos específicos sobre determinado tema são abordados de maneira mais aprofundada, com aplicações práticas imediatas, sempre que possível. É uma maneira de potencializar o trabalho de assessoria técnica feito por profissionais da FASE nas comunidades onde residem jovens agricultores familiares beneficiados por esta iniciativa apoiada pela Petrobras.

Um exemplo de Dia de Campo foi o que aconteceu na comunidade do Paó, no dia 09 de abril, no Baixo Sul, onde a FASE, em parceria com o SINTRAF de Presidente Tancredo Neves, reuniu diversos jovens e famílias agricultoras para construírem conhecimentos e trocarem experiências sobre Promoção da Segurança Alimentar. Como a maioria das famílias dispõe de muito pouca terra, a opção foi enfatizar a importância da produção de hortaliças.

Este Dia de Campo foi realizado na propriedade familiar dos jovens Amilton e Antônio, ambos integrantes do Programa "Jovens gerando renda na Agricultura Familiar". Além das experiências na produção de hortaliças, esta família também vem praticando algumas ações relacionadas à transição agroecológica, como a reutilização dos dejetos de suínos, devidamente tratados, como adubação foliar. O tratamento dos estercos é feito através do método das fossas sumidouro, o que também permite utilizar o material resultante na adubação orgânica. Isto é possível graças à compostagem. Ainda durante o Dia de Campo, foram realizadas práticas para controle alternativo de pragas e doenças; demonstrações de como se faz e de que maneira se utilizam compostos orgânicos, e quais os procedimentos mais indicados para manejo de hortaliças.

bottom of page