Passos dados na construção do conhecimento agroecológico
Através dos Dias de Campo, e dos Intercâmbios que vêm se realizando em 2014, jovens agricultores familiares assessorados pela FASE, tem tido oportunidade não só de construir novos conhecimentos, como de colocá-los em prática, em suas respectivas propriedades e Núcleos Produtivos.
Mas, outros aspectos da intervenção educativa da FASE também são importantes, como a socialização destes conhecimentos construídos, com outras famílias agricultoras que se beneficiam destas ações da FASE e de seus parceiros. Por isso, sempre que possível, jovens convidam outras pessoas da comunidade para participarem das atividades e verem como é que vem sendo conduzidos seus Núcleos Produtivos.
Esta socialização de conhecimentos, vêm sendo feita por vários desses jovens que participam das Oficinas Modulares, e recebem assessoria técnica direta em suas respectivas áreas. Neste segundo semestre de 2014, foi feita uma Oficina Modular sobre agroecologia, em propriedade familiar de agricultor experimentador do município de Jaquaquara. Localizada em área de transição da Mata Atlântica para Semi Árido, esta propriedade já vem passando por várias etapas de recuperação de seus recursos naturais, mediante aplicação de técnicas baseadas em princípios agroecológicos (aumento da biodiversidade; priorização de culturas perenes com diferentes estratos arbóreos; consorciação de culturas; implantação de SAFs; manejo de solo com cobertura morta e adubação orgânica; integração entre plantios e criações). Os jovens puderam observar ainda, como a preocupação com a sustentabilidade pode ser associada a busca por alternativas de geração de renda.
A FASE tem se esforçado para viabilizar momentos de construção e socialização de conhecimentos que facilitem a interação entre os próprios agricultores familiares envolvidos, pois isto não só permite valorizar saberes e experiências acumulados no contexto das comunidades, como também, favorece a afirmação do potencial dos jovens enquanto novas lideranças associativas e sindicais.
Jovens acompanhados pela FASE puderam participar da I Caravana Agroecológica e Cultural da Bahia (25 a 27/03/2014) que visitou experiências de produção e/ou de comercialização, desenvolvidas por agricultores familiares nos territórios do Sisal; Bacia do Jacuípe; e Piemonte da Diamantina. Esta Caravana debateu também políticas públicas de interesse da agricultura familiar e que tem relação com a construção de alternativas agroecológicas. Constituiu-se ainda em etapa preparatória do III ENA – Encontro Nacional de Agroecologia, realizado em Juazeiro, Ba., no mês de maio, onde também estiveram presentes jovens acompanhados pela FASE Bahia, expondo produtos e debatendo alternativas de produção, de comercialização, e de intervenção em políticas públicas.
Ao retornarem para suas comunidades e municípios, esses jovens são estimulados a socializarem seus novos aprendizados tanto nas reuniões e assembleias das associações e sindicatos em que participam, como nos eventos que a FASE organiza nas comunidades.
FASE Bahia - Jovens gerando renda na agricultura familiar (provisório)