top of page

Resultados aparecendo

Neste segundo semestre de 2014, já se tem vários resultados aparecendo em função da implantação dos Núcleos Produtivos nas propriedades dos jovens agricultores familiares que vêm sendo acompanhados pela FASE Bahia.

Este acompanhamento se dá através das visitas de assessoria técnica, programadas previamente, e executadas de acordo com cronograma de conhecimento dos próprios jovens, e das entidades sindicais e associativas parceiras da FASE.

Cada técnico e técnica agropecuário(a) da FASE elabora um Planejamento Mensal de Atividades (PMA) que é afixado em murais dos sindicatos dos municípios onde se localizam as comunidades em que residem jovens participantes desta iniciativa. Sempre que possível, integrantes das direções desses sindicatos, e lideranças das associações comunitárias são convidados a acompanharem as visitas de assessoria técnica que podem servir, também, como momentos de fortalecimento dessas organizações nessas localidades.

No Baixo Sul, em Presidente Tancredo Neves, a técnica da FASE, Rosélia Melo, esteve atuando na propriedade do jovem Carlos, com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento dos cultivos alimentares iniciados meses atrás. Carlos optou por culturas consorciadas, efetivando plantios de macaxeira, milho, e feijão mangalô.

Esses três cultivos contribuem para a segurança alimentar da família, e geram renda com a venda do excedente. Por serem consorciados, elevam a biodiversidade, possibilitam melhor aproveitamento da área, da luz, e da água; maior cobertura do solo ao longo do tempo; além de permitirem maior produção de biomassa por espaço utilizado. Trata-se da aplicação de princípios agroecológicos que tendem a ser mais aprofundados e ampliados, na medida em que o jovem perceber os resultados que se alcança com essas práticas.

É importante ressaltar que a assessoria técnica da FASE, aliada ao empenho e capacidade de iniciativa do jovem, permitiram demonstrar às demais famílias da comunidade que a cultura do milho também pode ser feita no segundo semestre de cada ano, ao contrário da visão predominante de que só vingam plantios para colheita em maio ou junho. As sementes utilizadas para o plantio do milho foram obtidas através de política pública do Governo estadual (Programa Semeando), tento o SINTRAF de Presidente Tancredo Neves como interlocutor para identificação de comunidades e famílias.

 

A assessoria técnica da FASE orientou o jovem para as etapas de colheita, beneficiamento, e comercialização dos grãos. O jovem Carlos também plantou mangalô (Phaseolus lunatus),e a assessoria técnica da FASE recomendou o replantio dos pés que morreram (por terem completado ciclo de vida) e tratos culturais necessários.

No Vale do Jiquiriçá, no município de São Miguel das Matas, a técnica da FASE, Veronice Souza, esteve realizando visitas de assessoria técnica nas comunidades de Barra, e de Tabuleiro da Santa, construindo conhecimentos sobre suinocultura e fruticultura, atividades produtivas priorizadas por jovens dessas comunidades.

Assessorou o plantio de mudas, enfatizando a necessidade de se deixar restos de vegetação pré existente, sobre o solo do futuro pomar diversificado, ou seja, demonstrando aos jovens agricultores as vantagens de não se queimar os restos vegetais em uma área recém preparada para receber as mudas de plantas frutíferas. Veronice explicou aos jovens que esta biomassa, ao ser convertida em cobertura do solo, serve para evitar erosão causada pela chuva; eleva o conteúdo de matéria orgânica da área; possibilita maior atividade microbiológica nestes solos e menor variação de temperaturas. Tudo isso contribui para aumentar as chances de pegamento e desenvolvimento das mudas frutíferas.

Neste processo de assessoria técnica, a FASE Bahia sempre estimula os jovens a planejarem o dia a dia de suas atividades produtivas que tendem a se complexificar, com a evolução de seus plantios e criações, e a busca por alternativas de comercialização.

Toda esta atividade é acompanhada periodicamente pela Coordenação Executiva deste projeto que também contribui nas visitas de assessoria técnica, participando do processo de diálogo entre técnicos da FASE e jovens agricultores para a construção de conhecimentos que vão favorecer a geração de renda nas propriedades familiares. Exemplo disso foi a visita realizada à propriedade da jovem Margarida, em Presidente Tancredo Neves, onde se avaliaram a situação do Núcleo Produtivo de fruticultura desta jovem, onde predominam dos plantios de cacau. Foram feitas recomendações sobre como encaminhar tratos culturais de poda das plantas, e de roçagem seletiva da área, bem como, de adubação orgânica dos cacaueiros.

bottom of page