Inclusão social e econômica dos jovens e de famílias agricultoras
Um dos objetivos da FASE nesta iniciativa que denominamos “Jovens gerando renda na Agricultura Familiar”, apoiada pelo Programa Petrobras Socioambiental é promover a inclusão social e econômica dos participantes, fortalecendo assim suas associações comunitárias e entidades sindicais.
Desde a concepção inicial e durante a execução dos primeiros 24 meses, nos anos 2011 e 2012, a FASE trabalhou em parceria com os SINTRAFs – Sindicatos de Trabalhadores na Agricultura Familiar de 6 municípios do Baixo Sul, e do Vale do Jiquiriçá, bem como, com a Central de Associações de Valença. Também existe uma forte parceria com o Pólo Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Região de Amargosa. Estas parcerias continuam agora durante a execução da segunda etapa que se iniciou em agosto de 2013.
Neste ano de 2014, o Pólo Sindical promoveu a 27° Manifestação dos Trabalhadores que está relacionada à data histórica do 1º de Maio – Dia Internacional de Luta dos Trabalhadores.
Jovens e famílias agricultoras assessoradas pela FASE, participaram ativamente, exercendo sua cidadania; debatendo e defendendo reivindicações de interesse da Agricultura Familiar, e que são essenciais para a melhoria da qualidade de vida e das condições de trabalho deste contingente tão expressivo no contexto social e econômico da Bahia.
Estes jovens, e as famílias agricultoras das comunidades onde a FASE atua, tanto no Baixo Sul, como no Vale do Jiquiriçá, puderam entender melhor a pauta reivindicada; qualificaram seus conhecimentos sobre as relações entre políticas públicas e acesso a direitos; avançaram na compreensão entre orçamento público e a qualidade e abrangência dos bens e serviços que deveriam ser disponibilizados por políticas públicas de interesse da Agricultura Familiar.
Graças à sua presença e participação nesta manifestção, os jovens e famílias agricultoras ampliaram sua compreensão a respeito do papel e das finalidades de associações comunitárias e sindicatos, enquanto ferramentas imprescindíveis para aglutinar pessoas com interesses e vontades semelhantes.
Ao participarem destas manifestações, estes jovens e famílias agricultoras percebem que só assim, realizando ações coletivas, é que se defendem direitos e se conquistam melhorias para a Agricultura Familiar.
Além disso, jovens e famílias agricultoras assessoradas pela FASE conheceram outras delegações vindas de diferentes municípios da região, e trocaram idéias com representantes de diversas organizações comunitárias e sindicais que participaram da 27ª Manifestação.
Trata-se de uma oportunidade para compreender melhor a situação das famílias agricultoras e de suas lutas em toda a região, bem como, para saber como outras associações, sindicatos, cooperativas, Grupos de Mulheres ou de Jovens vêm se organizando para propor alternativas; quais as experiências de produção e de comercialização que conseguem resultados mais animadores; quais as prefeituras ou órgãos governamentais que vêm implementando políticas públicas capazes de gerar melhores resultados.
Ao mesmo tempo, jovens e famílias agricultoras assessoradas pela FASE, deram mais um passo em suas lutas por inclusão econômica, uma vez que o Pólo Sindical também promoveu e realizou a 7ª Feira da Agricultura Familiar, espaço destinado à divulgação e comercialização de produtos elaborados pelas famílias e suas associações, ou grupos de produção.
Assim sendo, tanto frutas, verduras e legumes, como produtos processados (geleias, doces, derivados de mandioca, polpa de frutas) e artesanatos, foram expostos e comercializados em barracas montadas na cidade de Santa Teresinha – BA., no dia 04 de Maio.
Vários dos jovens acompanhados pela FASE já estão com seus Núcleos Produtivos funcionando, recebem assessoria técnica regular, e são estimulados a buscarem alternativas de comercialização, pois só desta maneira conseguirão ampliar a renda gerada na propriedade familiar.
Ao término da manifestação e da Feira, foi feita uma rápida avaliação que apontou para a satisfação generalizada de quem participou.
FASE Bahia - Jovens gerando renda na agricultura familiar (provisório)