Comercialização em feiras locais
Muito tempo e recursos humanos e materiais da FASE Bahia e de seus parceiros, foram dedicados às etapas de construção da metodologia, e do planejamento do Projeto “Jovens gerando renda na Agricultura Familiar”. Isto não só é necessário, mas assume importância fundamental, para viabilizar maior grau de segurança quanto à obtenção dos resultados pretendidos. É preciso conhecer bem o contexto em que se atua; elaborar bons diagnósticos que informem as causas e consequências dos problemas vivenciados pelos jovens agricultores familiares em suas comunidades e municípios. As ações previstas têm de ser elaboradas de acordo com a investigação feita da realidade que se pretende transformar para melhor.
Os dois primeiros anos de execução das ações (2011 e 2012) foram muito ricos em aprendizados e geraram uma sistematização da experiência que é constantemente revisitada pela FASE Bahia, para iluminar estes dois novos anos que ora se executam (2013-2015).
Obedecendo ao cronograma inserido no planejamento, as ações vêm sendo executadas, monitoradas, e avaliadas, para a adoção de eventuais correções de rumo. Nem sempre a aplicação concreta daquilo que se planejou acontece de maneira idêntica em cada comunidade, uma vez que os diferentes contextos encontrados exigem flexibilidade na execução de ações que buscam resultados semelhantes. Receptividade e críticas recebidas dos jovens e de famílias das comunidades, também são levadas em conta pela FASE Bahia, às vezes até durante a realização mesmo das atividades.
Também se reconhece que cada jovem agricultor tem aptidões e capacidades distintas, ora com maiores potenciais em determinadas tarefas, e menores em outras. Tudo isso é considerado pelas educadoras e educadores da FASE, em suas intervenções de assessoria técnica. O contexto de cada município, no que se refere à operacionalização de políticas públicas tidas como estratégicas pela FASE Bahia, caso do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos; e do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar; também é cuidadosamente analisado e permanentemente atualizado. Trata-se de alternativas de comercialização essenciais ao fortalecimento da agricultura familiar.
O principal objetivo destas ações é a geração de renda para jovens na agricultura familiar. Isto vem sendo obtido, como demonstra a trajetória percorrida por jovens da Comunidade do Rio de Areia, município de Laje. A técnica agropecuária Veronice Souza é a responsável direta pelas ações da FASE nesta comunidade.
Duas jovens vêm se destacando na busca por alternativas de comercialização para a produção crescente de seus Núcleos Produtivos. As jovens Maria Jucilene, e Maria Deline vêm ocupando espaços na feira de Laje, comparecendo regularmente para vender seu produtos. As famílias dessas jovens também se somam nestes esforços.
Esta busca pela ocupação de espaços nas feiras locais é estimulada pela FASE, pois assim se criam laços diretos dos agricultores com consumidores locais; se evita a intermediação que sempre acarreta perda de receitas; se acumulam conhecimentos sobre características e preferências de consumidores que frequentam a feira.
Jovens que utilizam as feiras locais como alternativas de comercialização de parte de sua produção, passam a saber melhor quais tipos de produtos são mais demandados, quais as quantidades de cada produto que em média podem ser comercializados em cada dia de feira; e em quais horários se encontra maior movimento e procura por parte da população que vai ás feiras para se abastecer.
Ambas as jovens do Rio de Areia que vem produzindo alimentos variados utilizando princípios agroecológicos, têm procurado esclarecer consumidores sobre a qualidade de sua produção, feita sem agrotóxicos e insumos químicos, avançando na divulgação do que é agroecologia, e estreitando laços entre produtores e consumidores.
Estas jovens têm conseguido comercializar banana, andu, feijão de corda, laranja pera, tangerina, quiabo, hortaliças e legumes, auferindo renda e elevando sua auto estima, ao mesmo tempo em que fortalecem a agricultura familiar como fornecedora de alimentos saudáveis na feira de Laje.
FASE Bahia - Jovens gerando renda na agricultura familiar (provisório)